quinta-feira, 19 de junho de 2008

“Paradas Gays:” festa ou visibilidade política?














Um conflito em Nova York entre freqüentadores de um bar gay, o Stonewall Inn, e a polícia, em 28 de junho de 1969, foi o marco para o movimento homossexual, que reservaria esse dia a celebração e a luta por direitos.
No ano seguinte, em São Francisco se iniciaria a tradição de lembrar a data do Sronewall por
meio de manifestações de rua. Elas cresceram no ano de 1990 como forma de “construir uma imagem pública positiva dos homossexuais” de modo a combater o preconceito que crescera com o advento da aids, inicialmente conhecida com o irresponsável epíteto de “a peste gay”, assim nasceram as popularmente conhecidas Paradas Gays, que hoje em dia chamamos Parada do
Orgulho Lgbt(Lésbica, gay, bissexual, Transsexuais).
Mas afinal, as paradas do orgulho Lgbt, são passeatas de festa, ou manifestações políticas? Na pesquisa realizada pelo Nievci na V Parada da diversidade e cidadania Lgbt de Cuiabá, aonde 535
pessoas(heteros, homos e bis/ gêneros femininos e masculinos) foram entrevistadas, 44% responderam que vieram a “Parada Gay”, para que os homossexuais tenham mais direitos e 14% por solidariedade a parentes e/ou amigos homossexuais, enquanto 5% vieram para paquerar e 7% vieram por outros motivos(trabalho, observador, admiração).
A VI parada da diversidade sexual está pré-marcada para o dia 29 de agosto, no dia da visibilidade lésbica, e o Mules convida à você, a participar da discussão, que abordará o tema: “Parada Gay”: Festa ou visibilidade Política?
O encontro será hoje(19/06) às 18:30 no AUDITÓRIO I, no ICHS(Instituto de Ciências
Humanas e Sociais) da UFMT(Universidade Federal De Mato-Grosso). Venha contribuir com nossa discussão, conhecer os dados da pesquisa da parada Lgbt 2006, e assim, se preparar para a luta contra o preconceito.

por Mayco Fabricio

Nenhum comentário: